18 setembro 2019

Como Ter Sonhos Lúcidos



Olá pessoal, tudo bom?


Neste artigo vamos conversar sobre como ter sonhos lúcidos. Você já começou a sonhar e de repente percebeu que estava em um sonho? Alguma vez você já conseguiu ganhar controle sobre sua narrativa de sono? Se a sua resposta a estes é "sim", você já experimentou e sabe o que é o sonho lúcido.
 

O Que é o Sonho Lúcido?
 
Na verdade, certas pessoas são capazes de experimentar algo chamado de sonho lúcido, e algumas delas são capazes de controlar alguns dos elementos de seus sonhos noturnos. Em seu poema, Edgar Allan Poe uma vez escreveu: "Tudo o que vemos ou parecemos ser um sonho dentro de um sonho". Se ele tem ou não razão é uma questão para os filósofos debaterem, mas a fronteira entre o que foi sonhado e realidade é algo que as pessoas precisam explorar.
 
Tipicamente, quando sonhamos, não estamos conscientes e não sabemos o que é real. Só quando acordamos é que percebemos que algo estava realmente diferente. No entanto, algumas pessoas são capazes de entrar em um sonho e ter plena consciência do fato de que estamos realmente sonhando. “Um sonho lúcido é definido como uma lembrança durante o estado de sono, que estamos com plena consciência que estamos sonhando", explicam os especialistas. Assim como a ciência já estuda e comprova os efeitos positivos da lei da atração ou reprogramação de crenças. Os sonhos lúcidos atualmente são tratados como um assunto muitíssimo importante para nosso desenvolvimento humano.  
 
Primeiro Registro de Sonho Lúcido
 
O primeiro registro de sonhos lúcidos aparece no tratado On Dreams do filósofo grego antigo Aristóteles. Nele, ele descreve um exemplo de autoconsciência durante um estado de sono. Não está claro quantas pessoas experimentam realmente o sonho lúcido, embora certos estudos tenham tentado reunir informações a respeito de sua prevalência. Mas parece que este fenômeno pode ser bastante comum.
 
Por exemplo, um estudo realizado no Brasil pesquisou 3.427 participantes com idade média de 25 anos. Os resultados da pesquisa indicaram que 77% dos entrevistados já haviam experimentado tal estado de sonolência pelo menos uma vez.



 
Diários de Sonho e Meditação
 
Também existem pessoas que não possuem muita dificuldade em lembrar seus sonhos em uma base regular. Portanto, algumas pessoas que estão interessadas em explorar sua lembrança durante o sono, com plena consciência. Também podem achar útil manter um diário de tudo que sonhou e manter um registro de tudo que aconteceu, noite após noite. Isso com o máximo de detalhes possível.
 
Outra prática que pode ajudar o sonho lúcido é a meditação, ou a atenção, pois "treina" as pessoas a se tornarem mais conscientes de si mesmas e de seu entorno, em geral. Muitas pessoas estão interessadas na meditação e na atenção como forma de ter sonhos lúcidos. A ideia é que se você estiver mais consciente durante o dia, é mais provável que você perceba que está sonhando enquanto dorme.
 
Saiba Mais
 
É possível ter uma rotina de lembrança de tudo o que aconteceu durante a noite. Existem pessoas que desenvolvem no estado de sonolência uma consciência avançada. Para saber mais sobre o assunto indicamos a leitura do artigo sobre reprogramação mental.

10 comentários:

  1. Que interessante, ainda não tinha lido nada sobre sonho lúcido
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Amei ler aqui, Amanda!
    Tenho sonhos lúcidos algumas vezes, quando acordo me ponho a relembrar e até no sonho tenho a consciência de que é sonho, sonho literalmente, sabendo que estou dormindo e sonhando!
    Nem costumo comentar isso, pois as pessoas nem acreditam, mas é possível, inclusive as pessoas coma as quais sonho nem são pessoas que conheço!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana essa postagem! Acho que já tive sonhos do tipo. Eu gosto também de ver os significados do sonho depois que acordo.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Agora não sei se já tive um sonho lúcido. Curioso.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Eu sei sempre que estou a sonhar, mas achei o teu post muito útil!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Amei seu post, já estava sonhando algo e percebi que era um sonho, mas não conseguia fazer nada dentro dele, logo acordava!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana! Acho incrível esse universo dos sonhos. Já tive a experiência de estar em um sonho e conseguir controla-lo. Foi incrível.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. nossa que loucura! deve ser super interessante essa experiência do sonho lúcido

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha lido sobre isso, mas agora sei que já tive sonhos lúcidos.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir