15 janeiro 2023

Móveis de Carvalho - Atelier Clássico

 Olá pessoal, tudo bom?

Os móveis de carvalho são, além de lindos, um investimento para a decoração da sua casa, pois duram muito tempo e podem ser mantidos sempre com aparência de novos. Para ajudar você a escolher um bom móvel de madeira, preparamos um texto repleto de dicas. Confira:

Móveis de carvalho têm um estilo impossível de copiar. Rústicos, combinam com ambientes rebuscados, mas não somente com locais que possuam essa característica. A decoração é democrática no que diz respeito à presença de madeira nos mais diversos tipos de ambientes — e ela se encaixa bem em vários estilos, do country e boho chic ao escandinavo, criando composições muito boas com ambientes modernos, mas também conferindo charme a ambientes com um toque antigo.

Imponente, a madeira de carvalho remete a produtos de qualidade e longa duração. Diversos móveis podem ser fabricados em carvalho, madeira dura originária do hemisfério norte, que além de possuir diversos tipos e acabamentos de verniz (que resulta em diferentes cores), pode ser trabalhada para criar de cadeiras e armários a mesas e camas.

Móveis de carvalho nos cômodos

Hoje em dia existem inúmeras possibilidades de incluir móveis de carvalho na decoração, inclusive nas paredes em formas de painéis ou no piso — método muito utilizado na decoração em estilo escandinavo. Veja onde e de que forma inclui-los em sua casa.



Móveis de carvalho para o quarto

Cabeceiras e camas: ideais para quem aposta nos estilos country, boho chic, clássico e romântico. Aposta antiga, a cabeceira em madeira de carvalho trabalhada remete a tempos em que apenas a madeira era utilizada na confecção de móveis.

Cômodas, criados mudos e penteadeiras: muito comuns em décadas passadas e hoje utilizados por quem gosta do estilo retrô, esses móveis podem criar um clima especial ou uma atmosfera kitsch, dependendo de outros elementos utilizados na decoração.

 Guarda-roupas em carvalho: os guarda-roupas em madeira nunca perderam o charme, mas foram aos poucos sendo substituídos por outros materiais, como MDF. O investimento em móveis de carvalho original se paga facilmente, já que podem durar facilmente uma vida inteira.

 Baús em carvalho: excelentes para manter o quarto organizado, além de serem peças de decoração. Conferem estilo enquanto ajudam a evitar a bagunça, dando espaço extra.



Móveis de carvalho para ter na sala

 Mesa de jantar: quem tem família grande precisa ter uma grande mesa de jantar, e as feitas em carvalho são um investimento duradouro. Devido à facilidade de se trabalhar com madeira de carvalho, é fácil encontrar tanto mesas fabricadas com outros materiais em conjunto, bem como peças de design, como por exemplos mesas inteiriças em carvalho com pés palito.

Bancos e cadeiras: usadas inicialmente para combinar com outros móveis (como mesa de jantar), atualmente recebem destaque como móveis de modelos inusitados, como bancos modernos, em formatos diferentes dos convencionais.

Aparadores e mesas de centro: são outro exemplo do retrô que volta à moda, mas têm sido mais utilizados em decoração de ambientes com toques de clássico.


Cuidados com os móveis

Além de saber como utilizar um móveis de carvalho na decoração de casa, é importante saber como mantê-lo, para que continue sempre novo. Os cuidados com esses móveis não são difíceis, e você pode acompanha-los a seguir:

Não expor o móvel ao sol é fundamental, assim, ele se mantém com o aspecto de novo para sempre. Quando exposta à muita luminosidade, a madeira perde sua cor e brilho.

Não colocar objetos quentes, como pratos e xícaras sobre a madeira, pois o material fica completamente manchado.

Na hora de fazer a limpeza, é importante utilizar um pano bem macio, seco ou umedecido com água e sabão neutro para retirar a poeira, além da aplicação quinzenal de lustra-móveis. Porém, como água e madeira não se dão bem (a madeira fica danificada quando entra em contato com água), é importante tomar o cuidado de utilizar um pano praticamente seco.

Além disso seus móveis de carvalho devem ficar a uma distância mínima de 3 centímetros das paredes, para que o ar circule e o móvel não pegue umidade.

A última dica é referente ao uso do móvel: não coloque peso demais sobre seu móvel de madeira, pois ele pode ficar danificado e até ceder.

Gostou das dicas? Então confira a seção de móveis de carvalho da loja.

Um comentário: